22/05/2018
Instituto Policlínica PB e Itaipu Binacional assinam termo de cooperação

Na noite desta sexta-feira (18), foi realizada a assinatura do termo de cooperação entre a Itaipu Binacional e o Instituto Policlínica PB. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Pato Branco e contou com a presença de diretores do Instituto - Sadao Yamamoto (presidente) e Waldemar Gava (financeiro) - e do diretor administrativo do lado brasileiro da Itaipu Binacional, João Pereira dos Santos, acompanhado da advogada da empresa, Isabela Marçal de Azevedo. Também prestigiaram o evento o deputado federal Fernando Giacobo, o prefeito Augustinho Zucchi, vereadores, representantes da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer e integrantes da sociedade civil organizada.

A Itaipu Binacional repassará o valor de R$ 4.224.480,00 para a aquisição de um novo equipamento de Radioterapia (acelerador linear) para o serviço de Oncologia - Unacon com Radioterapia, do Instituto. O equipamento será alocado na sede da Fundação. Os recursos referem-se a projeto apresentado pelo Instituto Policlínica PB para ampliar a capacidade de assistência aos tratamentos de câncer de pacientes que utilizam o serviço de Oncologia do hospital, e que teve o apoio do deputado federal Fernando Giacobo para sensibilizar as diretorias brasileira e paraguaia da Itaipu.

O diretor-presidente do Instituto, Sadao Yamamoto, ressaltou a importância do equipamento que ficará à disposição da comunidade e agradeceu às diretorias da Itaipu Binacional e ao deputado Giacobo. "Somos gratos por entenderem a necessidade do acelerador linear para os pacientes que recebem tratamento de câncer na nossa região. Nosso compromisso sempre foi com a comunidade e estamos realizando mais um sonho, de evoluir nos tratamentos em saúde", comemorou Yamamoto.

João Pereira dos Santos, da Itaipu Binacional, parabenizou o deputado Fernando Giacobo por sensibilizar os diretores brasileiros e paraguaios para a causa. "As diretorias entenderam que era uma causa humanitária. A Itaipu gera 17% da energia elétrica do Brasil e está sempre aberta aos municípios paraguaios e brasileiros", observou.

O deputado Giacobo, por sua vez, registrou que Pato Branco é um polo de saúde referência para o país e agradeceu à Itaipu Binacional. "O gesto que a Itaipu nos traz é um presente. O aparelho chega em boa hora, para ampliar o atendimento e salvar vidas", afirmou o deputado.

Vinte anos
A presidente da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer, Sandra Borba, lembrou da criação da entidade, com a intenção de evitar que os sudoestinos tivessem que se deslocar a outros centros para receberem tratamento. "Hoje é um dia histórico. Estamos completando 20 anos de sonhos, de conquistas. A doação da Itaipu é maravilhosa, o bem que será feito para os pacientes da nossa região é enorme", celebrou Sandra.

Osmar Gabriel, presidente do Conselho de Instituidores da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer relatou que aproximadamente mil novos casos de câncer são registrados nos 22 municípios atendidos pelo serviço de Oncologia do Instituto Policlínica PB. "O povo do Sudoeste do Paraná e do Oeste de Santa Catarina será beneficiado. Só com as doações, levaríamos 20 anos para arrecadar o montante necessário", calculou Gabriel.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, classificou a assinatura do termo como um momento importante para o setor de Saúde do município e da região. E lembrou de todo o esforço da sociedade para o credenciamento do hospital junto ao Ministério da Saúde. "Agora, o Instituto Policlínica poderá ampliar a estrutura, com atendimento mais efetivo, não só diagnosticando a doença, mas fazendo o tratamento aqui na região", declarou o prefeito.

O acelerador linear
O projeto apresentado à Itaipu teve como objetivos modernizar o parque tecnológico do hospital e ampliar a capacidade de assistência aos tratamentos de câncer de pacientes que utilizam o serviço de Oncologia do hospital.

O serviço de Oncologia - Unacon com Radioterapia, do Instituto Policlínica PB é referência e responsável pelo atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) em 22 municípios: Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho; Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara D'Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino, no Paraná; e São Lourenço do Oeste, Jupiá, Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Novo Horizonte e São Bernardino, em Santa Catarina, com população somada de mais de 300 mil pessoas.

Após a assinatura, os recursos serão liberados para o Instituto em até 30 dias. A entidade sem fins lucrativos, responsável pela gestão hospitalar, já apresentou três orçamentos, conforme solicitado. Como o acelerador linear é produzido no exterior, a previsão é de que todo o processo de importação deva levar mais de seis meses.